quarta-feira, 9 de junho de 2010

Scottish Wedding



Bonitonas,

finalmente consegui pegar um casamento na faculdade, num desses sábados em que vou pra academia. Descobri que a igreja tem 3 horários de casório: 13, 13:30 e 14h. Dessa vez, cheguei por volta das 13:10, e vi toda a movimentação pré-casório...

Como a cerimônia é muito intima, não dá pra entrar na igreja "despercebida", muito menos com roupas de ginástica. Mas já dá pra vcs terem uma noção boa.

Agora, com vocês, um scottish wedding! Com muitaaaaaaaaaaaas fotos, como vcs merecem!
































terça-feira, 8 de junho de 2010

Nyx Jazz!





Bonitonas,

pra quem é de BH, amanhã tem Quarta de Jazz, no Nyx Bar (Rua Cláudio Manoel, 695, Funcionários - http://www.nyxbar.com.br/), com a bonitona Maíra Labanca, que eu já apresentei pra vocês. Bom programa, pro meio da semana!

Quem for, depois me conte como foi! Queria muito estar ai!

Bjos,

Laura




segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dica de Bonitona!




Bonitonas,

uma das coisas que mais amo sobre o blog são os comentários e emails que recebo.

Os comentários, a partir de hoje, passarão a ser TODOS respondidos, prometo. Pode demorar um pouquito, mas responderei-os. Na verdade, a falta de resposta vem somente do fato de eu não saber muito bem o que dizer, mas vou me esforçar e vou responder todas vocês.

Agora, os emails...gente, eu amo os emails, já fiz várias amigas, de verdade, pelos emails aqui do bonitona. Vira e mexe recebo textos ótimos, casos, piadas, orações, tudo de bom, um monte de energia positiva e eu só tenho que agradecer. Bem, sobre isso, fiquei pensando, e achei que, além de agradecer, eu podia dividir com vocês também, né?

Então, de vez em quando, vai surgir aqui no blog a sessão "Dica de Bonitona", com alguma coisa legal/bacana/importante/engraçada que eu receber e quiser dividir com vocês. 

Claro, sintam-se todas convidadas a contribuir. A-ha, u-hu, este blog é nosso!

Inaugurando a sessão, trago umas tirinhas SUPER VERDADEIRAS que a Núbia Lucena me mandou. e são de autoria da Cibele Santos (http://www.cibelesantos.com.br/), que eu não conheço pessoalmente, mas já estou bem fã.  Descobri que ela tem um blog bem bacana também (http://www.mulhertrinta.blogspot.com/) só com tirinhas femininas. Impossível não se identificar, vale a pena a visita!








E, pra fechar com chave de ouro:




Mandem dicas, bonitonas!



quinta-feira, 3 de junho de 2010

Casamento Sustentável - do começo ao fim

O site que a Gabi indicou (www.ecowedding.com.br) é muito legal, com várias sugestões para o grande dia, ideal pra quem é mais engajada e quer fazer um casamento inteiramente sustentável. Também achei essa matéria sobre um casamento em Brasília (http://aprendiz.uol.com.br/content/chiheuesli.mmp. Bem legal.


Casal organiza casamento sustentável
Vivian Lobato - vivianlobato@aprendiz.org.br


Imagine um casamento no qual os noivos oferecem biscoitos integrais, sucos naturais, vinho orgânico e escondidinho de cogumelos. Para chegar ao evento, os convidados se cadastram em um site que organiza caronas. No lugar dos tradicionais convites, o comunicado da união é via e-mail com os seguintes dizeres: “traje: sensual, casual e sustentável”. Foi assim o casamento do consultor Mateus Fernandes e a designer Tereza da Silva, que aconteceu em julho deste ano, na cidade de Brasília (DF).

“Escolhemos fazer um casamento sustentável, pois fazia sentido para nós. O casamento é a celebração da união. Mas o evento é completamente insustentável. As pessoas deveriam pensar mais no que irão comer, como irão para o local, as roupas que irão usar, as bebidas, os convites”, explica Fernandes.

Uma das ações sustentáveis do casal foi selecionar alimentos orgânicos de produtores locais (até 150 km da cidade). Todos os pratos foram preparados sem ingredientes de origem animal (dieta vegetariana estrita). O cardápio valorizou a cultura e a característica regional, climática e da estação.

“Todos os produtos usados eram orgânicos e vinham de Brasília. Por exemplo, morango? Não há morango em Brasília e não estava na época. A solução foi substituir por alguma fruta do cerrado”, ressalta o consultor.

Para não gastar papel, o casal criou um site tanto para chamar os convidados, como para postar dicas de como realizar a celebração de forma sustentável.

“O segredo é escolher produtos criativos que sejam comprometidos com a causa ambiental ou social. Tivemos alguns desafios, mas se você está disposto sempre é possível contornar. As dicas não servem só para um casamento. Independente se a pessoa consiga realizar ou não um evento 100% sustentável, o mais importante é comunicar e mostrar que é possível fazer diferente”, diz o consultor.

O casamento foi organizado em um mês. O evento reuniu 60 pessoas na casa de Demétrios Christofidis, professor universitário do Centro de Desenvolvimento Sustentável, da Universidade de Brasília (UnB).

“Gastamos bastante tempo e paciência para arrumarmos possíveis soluções. Em relação às bebidas, por exemplo, foi difícil achar vinhos orgânicos brasileiros. Mas, comparando com outros casamentos, não ficou mais caro. Muito pelo contrário, foi um terço do valor. E sem dúvida, foi superimportante a colaboração das outras pessoas que acreditaram na nossa iniciativa, vendendo produtos a preços de custo, oferecendo carona etc.”.

Desafios verdes
Segundo Fernandes, um dos maiores problemas foi a carona. “As pessoas querem ir arrumadas e descomprometidas com horário para ida e volta da festa”. O casal até criou um grupo “Casamento - Tereza & Mateus”: na Coletivu. Essa rede social cria e organiza caronas, permitindo gerenciar viagens e ser alertado sempre que houver outra pessoa com destino compatível.

De acordo com o casal, a escolha do traje também foi um processo complicado, uma vez que a maioria dos tecidos é de origem animal. “O vestido da Tereza foi feito com uns cinco tecidos diferentes. Você já viu sapato masculino que não seja de couro? Mandei fazer um de pano para a celebração”, completa.

A escolha da aliança foi outro desafio para os noivos. “O ouro das jóias no Brasil não tem certificação. Arrumei uma que vinha com uma garantia da origem do ouro, mas não um certificado em si”, ressalta Fernandes.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bonitona Convidada - Gabriela Jardim

A bonitona convidada da semana foi quem deu origem a esta "semana do meio ambiente". Ela me mandou um email, apresentando o Projeto Brasil 2020, e pedindo pra eu colocar o selinho aqui no blog. Só que eu pensei: gente, vou por um selinho, sem explicar nada? As meninas não vão entender, vai ficar um negócio meio perdido, melhor explicar tudo e, depois, colocar o selinho. 

Ai, trocamos emails, conversamos, e a semana dos casamentos sustentáveis foi tomando forma. Agora, trago pra vocês a Gabi, que foi quem plantou a semente inicial dessa ecologia toda por aqui. Uma menina com Jardim no nome, só poderia ser uma flor de pessoa mesmo, não é?

Então, com vocês... Gabriela Jardim!


1)  Bonitona, quando você começou a prestar atenção nas causas do meio ambiente? O que te motivou, te impulsionou a se envolver, estudar, pesquisar, essas questões? Como isso entrou na sua vida?


Bom, o meio ambiente sempre foi uma preocupação minha. Mas acho que esta preocupação ficou ainda maior depois que entrei na faculdade. Comecei a me conscientizar mais e a prestar mais atenção na importância da coleta seletiva, de economizar a água ao escovar dentes, ao tomar banho e outras pequenas ações do nosso dia-a-dia que impactam demais no mundo. 

Há dois anos, a minha preocupação era tanta que convenci todos os meus vizinhos a separarem lixo orgânico de reciclável no prédio. Cheguei a procurar a Prefeitura de Belo Horizonte, onde eles me passaram materiais ensinando o destino do lixo além de material visual para mostrar as vantagens da coleta seletiva aos vizinhos. 

Neste ano de 2010, tive a possibilidade de conhecer a causa da Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020 e, desde que a conheci, só tenho aprendido mais a como construir um novo planeta e, principalmente, de como depende de cada um de nós fazer que isso dê certo!

2) O quê, exatamente, é o Projeto Brasil 2020?



O projeto Brasil 2020 corresponde à Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020 que se compromete a, até 2020, reduzir em 80% a emissão de gás carbono na atmosfera. Para isso, a campanha busca unir iniciativas que sejam soluções para os problemas climáticos, unindo as questões ambientais às econômicas. Um exemplo de ação que já é parceira do Brasil 2020 é o Green My Parents, uma iniciativa norte-americana onde o dinheiro economizado pelos pais nos gastos com energia é destinado para as crianças que se cadastram na iniciativa.

O Brasil 2020 é organizado pelo Instituto State of the World Forum, uma entidade internacional criada por Jim Garrison (atual presidente da organização) e por Mikhail Gorbatchev, em 1995. A decisão de sediar a campanha no Brasil é devido ao comprometimento do país com o o meio-ambiente e devido a riqueza de biodiversidade que temos. 

A Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020 também tem foco na educação das crianças, jovens, adultos, executivos e lideranças para que aprendam a adaptar seu estilo de vida aos princípios da sustentabilidade com o espírito de beneficiar a todos, tanto no Brasil como internacionalmente. Com isso, pretende-se  promover e perfilar o nosso país  como um líder climático
global através da criação de uma rede de relacionamento entre líderes brasileiros e contrapartes de todo o mundo. Um exemplo disso é a Campanha Juventude Brasil 2020 que instituiu um curso de formação de Talentos Verdes, com certificação internacional da ONU (Unitar), chamado Open Lab.

3) Na prática, o que a gente pode fazer pra participar? O que podemos mudar no nosso dia-a-dia?



São bem simples as coisas que podemos fazer em nosso dia-a-dia, dentre elas: fechar a torneira quando estiver escovando os dentes e fazendo a barba, jogar lixo no lixo, reciclar o lixo, não jogar oléo de cozinha no ralo (isso contamina uma grande quantidade de agua, tornando-a inutilizada), andar menos de carro, comer menos carne vermelha.

Além dessas ações, o Brasil 2020 sugere 50 ações para construir um novo planeta: http://www.brasil2020.com.br/mude_agora.asp

Já no blog do Brasil 2020, tem algumas dicas para as bonitas que já não são mais encalhadas e já passaram para a fase de construir suas casas. Lá, tem dicas de como fazer uma construção sustentável, garantindo até mais economia na conta de água e luz: http://www.brasil2020.com.br/blog/

4) Esta semana, estamos mostrando no blog várias sugestões de casamentos sustentáveis, ou casamentos ecológicos. O seu casamento dos "sonhos" seria como?



Falar que nunca pensei em casamento, é dizer uma grande besteira! Toda mulher que se preze já pensou em seu casamento. E o meu dos sonhos é aquele que simplesmente marque todas as pessoas, pela alegria do casal (principalmente) mas também pela beleza e por que não por deixar uma mensagem legal aos convidados, não é mesmo? Hoje já tem inclusive como fazer vestidos de noivas com material de garrafa pet! Imagine então daqui a 10 anos (minha previsão de casamento)? 

No casamento dos meus sonhos, principalmente depois de tamanho envolvimento em uma campanha como o Brasil 2020, eu quero poder tornar meu casamento o mais sustentável e lindo possível! Algumas ideias são: plantar árvores para compensar o uso de CO2 do seu casamento, distribuir mudas ou sementes de plantas para seus convidados, as forminhas dos doces podem ser de material sustentável.
 
Achei uma empresa interessante na web que vai desde decoração até vestido e lua-de-mel sustentável: http://www.ecowedding.com.br/produtos2.html

Pelo que vi na web, no orkut tem inclusive uma Comunidade chamada Casamento Ecológico com várias dicas!

5) Uma frase pra lembrar sempre...



Tenho duas frases que gosto muito e que gostaria de compartilhar com vocês. A primeira, é do Fernando Pessoa e que tem me acompanhado em minha vida desde minha formatura: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos". FERNANDO PESSOA

A segunda a recebi em um cartão de despedida da empresa em que trabalhava, de um colega de trabalho com quem aprendi muito. É uma frase simples, mas que se todos tornassemos ela verdade, o mundo seria diferente. Uma frase que está totalmente ligada ao Brasil 2020: "Que sua força seja do mundo, pois assim, ele será um mundo melhor" by @kizouki (meu amigo).

terça-feira, 1 de junho de 2010

Semeando amor-perfeito e felicidade


Na onda ecológica dessa semana, a primeira coisa legal que achei sobre casamentos "ecológicos" foi a ideia de distribuir, como lembrancinha para os convidados, um envelopinho com sementes (pode até ser no convite). Além disso, foi essa a sugestão de várias bonitonas que nos leram ontem!

Minha cunhada foi a um casamento no Rio e recebeu um envelopinho com sementes de pau-brasil. Lembrei dessa ideia e fui pesquisar  na internet e descobri que muita gente já faz isso. Sementes de flores (olha que romântico distribuir sementes de amor-perfeito!), de árvores nativas...

Outra sugestão que achei fofa, é a de distribuir mudinhas de árvores: as principais tem sido mudas de ipê amarelo e de árvore da felicidade! Eu achei tão bacana isso, poder ganhar uma Árvore de Felicidade!

O site que mais gostei nessas pesquisas foi este: http://www.arvoresvivas.com.br/ e achei bem legal o projeto todo.

Fiquei pensando que ninguém precisa esperar casar pra por essa ideia em prática, né?  Sementes (ou mesmo as mudas de árvores) podem ser ótimas lembrancinhas de aniversários, batizados, formaturas, rsrsrsrsrsrsrsr!

É uma atitude pequena, mas que já pode fazer uma diferença!


PS: a foto de cima foi roubada do blog ahquandocasarpassa.wordpress.com