quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bonitona Convidada - Gabriela Jardim

A bonitona convidada da semana foi quem deu origem a esta "semana do meio ambiente". Ela me mandou um email, apresentando o Projeto Brasil 2020, e pedindo pra eu colocar o selinho aqui no blog. Só que eu pensei: gente, vou por um selinho, sem explicar nada? As meninas não vão entender, vai ficar um negócio meio perdido, melhor explicar tudo e, depois, colocar o selinho. 

Ai, trocamos emails, conversamos, e a semana dos casamentos sustentáveis foi tomando forma. Agora, trago pra vocês a Gabi, que foi quem plantou a semente inicial dessa ecologia toda por aqui. Uma menina com Jardim no nome, só poderia ser uma flor de pessoa mesmo, não é?

Então, com vocês... Gabriela Jardim!


1)  Bonitona, quando você começou a prestar atenção nas causas do meio ambiente? O que te motivou, te impulsionou a se envolver, estudar, pesquisar, essas questões? Como isso entrou na sua vida?


Bom, o meio ambiente sempre foi uma preocupação minha. Mas acho que esta preocupação ficou ainda maior depois que entrei na faculdade. Comecei a me conscientizar mais e a prestar mais atenção na importância da coleta seletiva, de economizar a água ao escovar dentes, ao tomar banho e outras pequenas ações do nosso dia-a-dia que impactam demais no mundo. 

Há dois anos, a minha preocupação era tanta que convenci todos os meus vizinhos a separarem lixo orgânico de reciclável no prédio. Cheguei a procurar a Prefeitura de Belo Horizonte, onde eles me passaram materiais ensinando o destino do lixo além de material visual para mostrar as vantagens da coleta seletiva aos vizinhos. 

Neste ano de 2010, tive a possibilidade de conhecer a causa da Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020 e, desde que a conheci, só tenho aprendido mais a como construir um novo planeta e, principalmente, de como depende de cada um de nós fazer que isso dê certo!

2) O quê, exatamente, é o Projeto Brasil 2020?



O projeto Brasil 2020 corresponde à Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020 que se compromete a, até 2020, reduzir em 80% a emissão de gás carbono na atmosfera. Para isso, a campanha busca unir iniciativas que sejam soluções para os problemas climáticos, unindo as questões ambientais às econômicas. Um exemplo de ação que já é parceira do Brasil 2020 é o Green My Parents, uma iniciativa norte-americana onde o dinheiro economizado pelos pais nos gastos com energia é destinado para as crianças que se cadastram na iniciativa.

O Brasil 2020 é organizado pelo Instituto State of the World Forum, uma entidade internacional criada por Jim Garrison (atual presidente da organização) e por Mikhail Gorbatchev, em 1995. A decisão de sediar a campanha no Brasil é devido ao comprometimento do país com o o meio-ambiente e devido a riqueza de biodiversidade que temos. 

A Campanha Global de Liderança Climática Brasil 2020 também tem foco na educação das crianças, jovens, adultos, executivos e lideranças para que aprendam a adaptar seu estilo de vida aos princípios da sustentabilidade com o espírito de beneficiar a todos, tanto no Brasil como internacionalmente. Com isso, pretende-se  promover e perfilar o nosso país  como um líder climático
global através da criação de uma rede de relacionamento entre líderes brasileiros e contrapartes de todo o mundo. Um exemplo disso é a Campanha Juventude Brasil 2020 que instituiu um curso de formação de Talentos Verdes, com certificação internacional da ONU (Unitar), chamado Open Lab.

3) Na prática, o que a gente pode fazer pra participar? O que podemos mudar no nosso dia-a-dia?



São bem simples as coisas que podemos fazer em nosso dia-a-dia, dentre elas: fechar a torneira quando estiver escovando os dentes e fazendo a barba, jogar lixo no lixo, reciclar o lixo, não jogar oléo de cozinha no ralo (isso contamina uma grande quantidade de agua, tornando-a inutilizada), andar menos de carro, comer menos carne vermelha.

Além dessas ações, o Brasil 2020 sugere 50 ações para construir um novo planeta: http://www.brasil2020.com.br/mude_agora.asp

Já no blog do Brasil 2020, tem algumas dicas para as bonitas que já não são mais encalhadas e já passaram para a fase de construir suas casas. Lá, tem dicas de como fazer uma construção sustentável, garantindo até mais economia na conta de água e luz: http://www.brasil2020.com.br/blog/

4) Esta semana, estamos mostrando no blog várias sugestões de casamentos sustentáveis, ou casamentos ecológicos. O seu casamento dos "sonhos" seria como?



Falar que nunca pensei em casamento, é dizer uma grande besteira! Toda mulher que se preze já pensou em seu casamento. E o meu dos sonhos é aquele que simplesmente marque todas as pessoas, pela alegria do casal (principalmente) mas também pela beleza e por que não por deixar uma mensagem legal aos convidados, não é mesmo? Hoje já tem inclusive como fazer vestidos de noivas com material de garrafa pet! Imagine então daqui a 10 anos (minha previsão de casamento)? 

No casamento dos meus sonhos, principalmente depois de tamanho envolvimento em uma campanha como o Brasil 2020, eu quero poder tornar meu casamento o mais sustentável e lindo possível! Algumas ideias são: plantar árvores para compensar o uso de CO2 do seu casamento, distribuir mudas ou sementes de plantas para seus convidados, as forminhas dos doces podem ser de material sustentável.
 
Achei uma empresa interessante na web que vai desde decoração até vestido e lua-de-mel sustentável: http://www.ecowedding.com.br/produtos2.html

Pelo que vi na web, no orkut tem inclusive uma Comunidade chamada Casamento Ecológico com várias dicas!

5) Uma frase pra lembrar sempre...



Tenho duas frases que gosto muito e que gostaria de compartilhar com vocês. A primeira, é do Fernando Pessoa e que tem me acompanhado em minha vida desde minha formatura: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos". FERNANDO PESSOA

A segunda a recebi em um cartão de despedida da empresa em que trabalhava, de um colega de trabalho com quem aprendi muito. É uma frase simples, mas que se todos tornassemos ela verdade, o mundo seria diferente. Uma frase que está totalmente ligada ao Brasil 2020: "Que sua força seja do mundo, pois assim, ele será um mundo melhor" by @kizouki (meu amigo).

Nenhum comentário: