terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aberdeen


Oláaaaaaa, Bonitonas!

Então, o primeiro "post turístico" do nosso blog é sobre um destino muito exótico e desconhecido...Aberdeen, na Escócia, também conhecida como "cidade onde eu moro atualmente". rsrsrsrsrs

Olha, depois desses 11 meses aqui (o tempo passa, o tempo voa...), eu já me sinto assim, 30% escocesa. Adoooooro a Escócia, como um todo, e vou falar mais dela pra vocês, mas Aberdeen é a minha cidade, então, é meu ponto de partida pra todos os meus passeios pelas redondezas. Pra quem tiver interesse de ver como é longe: entra ai no google maps!

Aberdeen é a terceira cidade da Escócia (vem depois de Glasgow e Edimburgo) e é bem próspera porque é onde estão instaladas todas as companhias de petróleo, responsáveis pela exploração de óleo e gás natural no Mar do Norte. Pra vocês terem uma idéia: é em Aberdeen que fica o heliporto mais movimentado do mundo, com 32.000 pousos e decolagens por ano (pra levar o povo que trabalha nas plataformas)!

Então, Aberdeen é uma cidade paradoxal: ao mesmo tempo que é relativamente pequena, tem tuuuuuudo que uma cidade grande precisa. Vários cinemas (vários mesmo!), academias de ginástica super modernas, lojas grandes (Zara, Topshop, H&M, Applestore, Primark, Debenhams, Jonh Lewis, Boots - que é uma rede de farmácias com todas as marcas bacanas de maquiagem)... E quando eu falo TODAS, são quase todas. Tem Dior, Chanel, Lancome, Benefit, Loreal, Rimmel, Clinique, Urban Decay, Bobby Brown, tudo com preços bem mais camaradas que no Brasil. Mas não, não tem MAC. Quer dizer, tem a MAC online, que entrega aqui em casa com o mesmo preço, mas nunca comprei nada lá...

Aberdeen tem uma universidade bem bacana (que é onde o marido faz o mestrado dele, obviamente na área de petróleo e gás) e linda! Linda, linda, linda. A universidade funciona onde a cidade começou, então os prédios são bem medievais, tem até uma catedral do século 12!

Na primavera, a cidade se enche de flores, é muito lindo e, no verão, o sol praticamente não se põe (fica de dia até 11 da noite, e as 3 da manhã já está amanhecendo). Em compensação, no inverno, o dia só amanhece as nove da manhã, e as 4 da tarde já está de noite (o que me deixa meio triste, é verdade!). Agora, já estou adaptada com o frio, mas as temperaturas variam entre -13 e 3 graus (no inverno) e entre 10 e 18 graus (no auge do verão).

Os escoceses são muito simpáticos e, da minha cidade, tudo está perto: a região das destilarias (1h de viagem), Edimburgo (3h), Glasgow (3h), Inverness (2h e meia). Invernesse é legal, por causa do lago Ness, mas fica sempre aquela decepçãozinha por causa do monstro (que não aparece!), rsrsrsrsrs...

Aberdeen está entre dois rios: o Rio Dee e o Rio Don (juro! Acho muito engraçado!) Cada rio fica perto de um parque e eu amoooo os parques. Tem mar (óbvio, né?), mas é inadável, pelo menos pra mim. 

Bem, vou postar algumas fotos, mas a dica é essa: se vcs vierem pra Escócia, Aberdeen é uma boa cidade "base", pra você ficar hospedada e fazer passeios mil pelas redondezas.

















2 comentários:

Pernambuco disse...

Nossa!
Que paraíso,Laura!
É belíssima tua cidade.
Que bom que é peuqena e tem tudoo.:)
Sucesso para o Henrique.
As ftos estão lindas.

Alice Mânica disse...

Lindas fotos! Quem sabe um dia me inspiro e me animo a ir conhecer essas lindas paisagens???
Beijos!