quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Edimburgo






Edimburgo é a cidade dos sonhos. Dos meus sonhos pelo menos.

Foi a primeira capital europeia que conheci, obviamente por ser a capital da Escócia e a mais perto de Aberdeen também. 

Não poderia ter feito escolha melhor. Edimburgo tem a medida certa da novidade: charme desmedido, cara de cenário de filme de época, e o som das gaitas de foles, sempre ao fundo. 

Quem quiser conhecer Edimburgo tem que começar antes de ir, assistindo o filme "Coração Valente", com o Mel Gibson. O filme conta uma parte das guerras pela independência da Escócia e deixa a gente no clima certo pra chegar na cidade. 

O ponto mais famoso de Edimburgo é o Castelo de Edimburgo, que foi onde eu descobri que um Castelo é uma fortaleza medieval,  e um Palácio é uma casa de princesa dos contos de fadas.

Entre o Castelo e o Palácio de Holyrood, que é a residência oficial da família real britânica na Escócia, fica uma rua, chamada Royal Mile, porque mede uma milha e porque liga os dois pontos. 

O Castelo é bem legal, mas eu, depois já ter ido umas 5 vezes em cada um, prefiro o Palácio, e os jardins do Palácio. Gosto bem de saber que a família real USA de verdade aquele lugar, e adoro a sala de jantar, com a mesa posta, e, mais que tudo, ADORO a história do amante da rainha Mary, Queen of Scots, que foi assassinado no quarto dela.

Além dos seus extremos, a Royal Mile é famosa por ser a rua mais turística da cidade, com seus pubs, cafés e inúmeras lojinhas de tudo quanto há. Cashmere, xadrez, xadrez, xadrez, canecas, moletons, souvenirs de todos os tipos preços e modelos, tudo está aqui. E é sempre uma delícia observar as pessoas, de todas as partes do mundo, passeando...

A principal avenida de Edimburgo é a Princess Street, cheia das lojas que a gente ama: Zara, Topshop, H&M e outras, muitas outras, inclusive uma loja de departamentos bem grande aqui no Reino Unido, que chama House of Fraser, cheia de marcas boas e com preço sensacional (comparando com os preços do Brasil, principalmente).

De um lado da Princess Street fica o Princess Gardens, que é um jardim enorme, um semi-parque na minha opinião e lindo, lindo, lindo, principalmente nos dias de tempo bom.

Bem, se tiverem dúvidas, mandem-nas. Por enquanto, as fotos!











2 comentários:

Carla Farinazzi disse...

Nossa, muito legal conhecer a Escócia através de suas lentes e palavras... Gostei muito do que vi e li, mas me diga: qual é a história do amante da rainha Mary? Quem o matou?

Beijos

Carla

Barbara Chagas disse...

Ai Laura, vc já tinha me contado muito sobre a Escócia, com fotos e tudo mais, mas AGORA eu fiquei com vontade de conhecer Edimburgo! E Aberdeen tb!