terça-feira, 23 de novembro de 2010

Londres

Londres é uma surpresa boa.










No dizer de Clarice Lispector, "Não é como Paris, que é imediatamente e claramente Paris. É preciso ir pouco a pouco entendendo, pouco a pouco reconhecendo."


Eu não sabia muito o bem o que esperar de Londres e, talvez por isso, tenha gostado tanto. Desde a primeira vez que fui (já são três esse ano, porque, afinal, não é assim tão longe - 10h de ônibus). Cada visita é completamente diferente da anterior e eu não me canso. Paris - calma, calma, irei falar de Paris - tem essa grandiosidade que se impõe e pra onde quer que a gente olhe a gente se lembra: estou em Paris. É torre Eiffel, é Arco do Triunfo, é a Champs Elysees... Londres não. Para Londres a gente olha e se surpreende, meio assim: gente! isso também é Londres? Isso também cabe em Londres? E cabe.

E por caber tanta coisa em Londres, a sensação é que lá a gente não é visita. A gente cabe, a gente meio que se sente parte, o que, pelo menos pra mim, não acontece em Paris. Paris é a celebridade inatingível. Londres é o que você quiser que seja.

Então, eu quis que fosse muitas coisas, e me diverti muito com cada uma das coisas que conheci. Desde a troca da guarda da rainha, até a feirinha de Notting Hill (mini-decepção porque não tocou "Sheeeee" na estação de metro, rsrsrsrs), desde a London Eye até o Mercado de Candem Town, desde o Tate Modern até o Museu do Sherlock Holmes, desde a Harrods até a patinação no gelo na pista do Museu de História Natural... Tudo é muito legal em Londres. Além disso, tem teatros/musicais, como meus já amados Fantasma da Ópera e Love Never Dies.

Dei muita sorte com o clima, peguei pouquíssima chuva.



Eu sei que Ernest Hemingway escreveu "Paris é uma festa".  Mas assim, Paris deve ser um casamento muito chique. Londres também é uma festa, pra dançar a noite inteira como se ninguém estivesse olhando (porque, realmente, eles não estão) e, quando o sol raiar, seguir dançando.



  

2 comentários:

Barbara Chagas disse...

Aiiiiiiii Para com essas análises das cidades! Agora PRECISO ir em Londres tb! Saco.

Petitinha disse...

Eu quero ir pra Londres!
E a cada novo post que leio sobre a cidade na net a vontade aumenta mais.
Obrigada por dividir conosco sua experiência na cidade ^^.
BJO