terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Deusa interior

Dia desses, conversa vai, conversa vem, eu super estressada com coisas de trabalho, e eis que uma amiga minha me solta:



- Isso ai é a Atena interior que está fazendo...



Eu, que NEM gosto de uma teoriazinha sobre comportamento feminino, e que também QUASE não sou curiosa, não me contive:



- quemmmmmmmm?



- A sua Atena interior...É que minha psicóloga me deu um livro pra ler, que se chama "A Deusa Interior" e, em linhas gerais, fala que o "ser mulher" pode serrepresentado por seis figuras mitólogicas que, na verdade, compõem a totalidade do feminino. Cada "deusa" tem suas características e, como todas elas, pela tese do livro coabitam nossa personalidade, é legal a gente saber identificar as Deusas e ter todas em equilíbrio...


De cara, interessei...


- E quem são essas Deusas?


- Atena, Artemis, Hera, Demeter, Persefone e Afrodite.


Pra quem tem uma noção remota de mitologia, como é meu caso, não adiantou muito. Tirando Hera e Afrodite, eu nunca tinha ouvido falar de nenhuma das outras (ou, pelo menos, não me lembrava)... Coitada da amiga... praticamente teve que me dar um curso básico sobre a tal psicologia das Deusas, e, agora, ainda está de plantão para as dúvidas que me assaltam repentinamente. Comprei o livro e, preciso confessar, é muuuuuito chato de ler, mas é muito interessante de aplicar.


Sabe uma coisa que define tudo em vez de você ter que ficar explicando? Então, é isso...prático demais. Porque se tem uma coisa que eu gosto é de simplificar. Mais ou menos como quando a gente não sabe o nome de alguém ou de alguma coisa e fica tendo que descrever, por exemplo: "sabe aquela atriz, que fez aquela novela, em que ela era mãe da fulana, amiga da beltrana, aqueeeeeeeeeela que foi miss, casou com outro ator na vida real, já foi a Helena do Manoel Carlos..." e alguém chega e diz: sei, a Vera Fischer?


Então, o livro funcionou exatamente assim para mim, mas com sentimentos.


- Agora, eu acordo e já aviso: gente, hoje aconteceu uma coisa tãaaaaaaaao Perséfone!


E você, que ainda não leu o livro, não sabe que Perséfone é deusa do mundo místico, avernal, das coisas espirituais e ocultas, mas, quem leu, já sabe que vai esperar um caso assim, de uma mega coincidência, de uma pessoa (eu!, inspirada por minha Perséfone interior) que vê sentido em coisas aparentemente sem muita conexão, que "sente" que aquele olhar trocado disse mais que mil palavras, que vê as segundas, terceiras, quartas e quintas intenções...


Obviamente, como não poderia deixar de ser, o livro tem um teste, que se chama "Roda das Deusas", pra gente ver as características que predominam em nossa personalidade naquele momento... (olha, eu até achei na internet, mas não sei se acho muito ético divulgar aqui...quem interessar, é facinho de achar, viu?)


Cada deusa tem sua lição (o que ela tem a ensinar pras outras, sua virtude) e sua chaga (que é seu defeito). Então, se a nossa personalidade fica muito desviada para um lado, a gente vai sofreeeeeeeeeer a chaga daquela Deusa... Por isso, no fim das contas, a lição mais bacana do livro é essa: equilíbrio é tudo!


Agora um efeito reverso é que a gente fica meio psicopata, e começa a catalogar as pessoas a nossa volta. Pra quem acredita em signos (do zodíaco), é meio aquele hábito de falar: fulana é tão escorpiana...super vingativa! Só que, na versão deusas, fica assim: ai ào tô aguentando as afroditices de beltrana!
Só que, ao contrário dos signos, a gente não É nada, mas ao mesmo tempo, a gente é tudo, ao mesmo tempo. Acho isso muito legal, perceber que, dentro de nós temos todo o potencial do mundo! Para sermos o que tivermos que ser, e o que quisermos ser também...
Enfim, nesses dias em que estou procurando assunto, lendo muito, pensando muito, às vezes acabo achando! Ufs!

4 comentários:

Anônimo disse...

E, afinal, qual é o nome do livro e autor????

Agora fiquei curiosa e quero ler também...

Arquivo Cine disse...

Adorei este post. Eu sempre gostei muito de mitologia, mas quando era adolescente era apaixonada pelo meu prof. de Filosofia,ai estudei tudo que podia sobre mitologia só para ele vê q entedia do assunto. Dai conheço essas deusas. E sempre comparo minha personalidade com uma delas. Acho os zodíacos fantástico, sempre estou procurando saber como vai o meu zodíaco.

Bjos!

Unknown disse...

Adoro mitologia! Esse livro deve ser ótimo!
Beijooos

Unknown disse...

Hahah Adorei seu blog e este post e fiquei fã! Vou fuçar na internet sobre o teste das deusas haha Fiquei curiosa, Bjssss