quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Natal da Bonitinha

Minha avó, aquela das jaboticabas congeladas, é uma pessoa muito especial. Passei anos tentando desvendar o segredo da minha avó. Hoje, nesse Natal, acho que descobri. Minha avó tem a alma mais jovem do mundo.


Desde criança, minha avó me trata de igual pra igual. E isso nunca significou fazer voz infantil e falar as palavras como se fosse um neném. Ela conversava sobre qualquer assunto, falava o que queria, punha a músicas que ela gostava. Assim, de igual pra igual, ela me ensinava muito sobre ela. E eu ficava lá, aprendendo.

Minha avó não ficava me atendendo em mil vontades, não movia o mundo por mim. Mas também não é que ela não curtisse a minha infância, pelo contrário. Ela fazia sapatinhos pras minhas bonecas, casa de brinquedos toda de caixinhas, contava mil e vinte duas histórias, ensinava músicas. Ela respeitava a minha inteligência infantil, por mais burrinha que eu fosse (e ainda seja). Não escondia nada, nenhum objeto, não "preparava a casa para as crianças chegarem". Do jeito dela, ela ensinava as crianças a estarem preparadas para a casa (dela e de quem quer que fosse). Ela me dava (e ainda me dá) livros, e deixava (e ainda deixa) até que eu lesse os dela, pra podermos ter mais assunto.


Ela sempre foi exatamente do jeito que é hoje: alegre, fumante, esperta e curiosa. Já faz uns anos que ela é chamada de "Bonitinha" (e isso foi antes de eu ser a Bonitona que vos escreve). E ela é assim, toda bonitinha em tudo que faz.


Minha avó se interessa por tudo o que é novidade e, com tanto interesse, não tem nada que ela não domine. Desde que me entendo por gente, ela viveu várias fases. Fez cursos de biscuit, lingerie, empadinha. Passou uns seis meses fazendo sorvete de todos os sabores, outros seis meses fazendo empadinhas, e depois veio a fase dos sonhos...Tudo que minha vó faz é uma delícia (o que é particularmente ruim quando se quer emagrecer, mas particularmente bom quando se quer comer)... Hoje em dia, ela domina qualquer controle remoto, sabe entrar na internet, tem email, frequenta meu blog, grava CDs... Super antenada.


E engraçada. Adora fazer piadinhas, dar toques de alegria em coisas sérias. Mnha avó põe seu bom humor, sua juventude de alma em tudo. Com isso, conviver com ela é sempre muito bom.

Neste Natal, a Bonitinha caprichou na decoração do pernil (com a ajuda do meu tio Roja). Ela não liga se não é chique, não quer saber se é ou não adequado. Minha avó não leva a sério coisas que não merecem ser levadas a sério. Essa, eu acho, é sua receita de felicidade. Receita de família, passada de geração em geração.


Por isso fiz esse post, para minha avó, que nos detalhes do dia a dia, faz a gente sorrir. Por isso, ilustro esse post com o pernil de natal da casa da minha avó...que dispensa comentários, mas merece sorrisos...pra desejar de novo um FELIZ NATAL e muitas felicidades sempre!





2 comentários:

Catiluva disse...

Oi Laura! Feliz Natal! Espero que tenhas passado um dia rodeada daqueles que tesão próximos e que tenhas recebido muitas prendinhas! Tudo de bom para 2009! Eu já sei o que vou pedir, hehehe: desencalhamento rápido!! hahaha...Um beijo

Anônimo disse...

Bonitona, fiquei até emocionado com a descrição que fez sobre a sua avó. Infelizmente não tive oportunidde de curtir a minha, mas fico feliz sabendo que você tem esse privilégio. Uma avó igual à sua é tudo que qualquer neto gostaria de ter! Adoraria conhecê-la. Beijos e FELIZ ANO NOVO!