quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bonitona Convidada - Maíra Labanca



"Torna-te quem tu és". Essa é a frase do Nieztsche que eu escolhi para abrir o post de hoje.

E a frase foi escolhida porque a Maíra, bonitona convidada do dia, é assim, muito que nem a gente - de carne, osso, cabelo e alma, mas ela tem uma coisa que faz toda a diferença: coragem de se assumir, de se expressar e de se expor.

A trajetória da Maíra, que eu acompanho há algum tempo, por meio de algumas amigas em comum, é como a de tantas bonitonas (eu, inclusive!): ótima aluna, fez um curso superior super tradicional (super bem feito, porque ela se dedica a tudo o que faz), mas... não era isso.

Felicidade, sucesso e realização não tem receita universal, que sirva pra todo mundo, e a Maíra tratou de correr atrás dos ingredientes da receita dela. Fez cursos de interpretação, canto, trouxe a NYX (marca profissional de maquiagem) para Minas Gerais, não parou um segundo (e não para, ainda hoje). E, o que eu mais admiro, ela sobe no palco, e se expõe. A alma dela está lá, escancarada, pra quem quiser ver. Cada dia mais, acho que Maíra está se tornando quem ela é.

Então, fico super inspirada e acho que vocês podem se inspirar também: pra abrir mão do que os outros acham que você tem que ser, e começar a correr atrás do que você acha que tem que ser.

Hoje, penso que "ela é dona do jogo, ela é dona da banca, ela faz e acontece, e por isso brinca, brinca...Ela faz e acontece, ela faz acontecer." Então, apertem o play no videozinho abaixo, devidamente roubado do youtube, pra começar a conhecer..




Maíra Labanca!

1 - Bonitona, do Direito para os palcos, para a maquiagem... O que te inspira, o que você busca, como aconteceram todas essas coisas na sua vida? Conta um pouquinho pra gente?

Ixe, difícil. Acho que nem eu sei... Mas feito todo mundo o que me inspira é também o que busco: felicidade. E desde meu primeiro contato nunca me senti tão feliz quanto no palco, e olha que tentei: comércio, produção de tv, direito,... Demorei um pouco para perceber e reunir força, mas hoje quero ter a certeza de que pelo menos corri atrás do que me faz feliz. Acho que é o mínimo que podemos fazer por nós mesmos. E daí o que a maioria acha correto? Sou eu quem acorda comigo todo dia, né?



2 - De onde surgiu a ideia da NYX? Você já amava maquiagem? Por que?

Eu amo maquiagem e lembro até hoje a primeira vez em que me maquiei. Achei mágico ficar tão bonita e foi tão fácil. Anos depois já maquiava as amigas e a família e já sabia tudo sobre o assunto.



A NYX surgiu em uma viagem à SP. Eu já tinha morado lá - quando me enveredei pelos cursos de interpretação pra tv e cinema. Conheci a marca e me apaixonei. Maquiagem de última geração com preço de maquiagem de farmácia! Em 1 mês, meu primo virou sócio, nos reunimos com a importadora e decidimos trazer a marca para Minas. Pude enfim largar o direito e os concursos. Foi um alívio, o Direito definitivamente nunca me fez feliz e já tinha perdido tempo demais insistindo.



3 - O que te faz sentir bonitona?

Na verdade, não sei se já me sinto mesmo bonitona. Sou muito insegura e o olhar do outro ainda é muito importante para mim. Acho que por isso gosto tanto de maquiagem e do palco rsrsrs.

Mas o que me faz sentir realmente bonitona são convites como esse, para ser entrevistada por uma escritora que admiro tanto; a fidelidade dos meus amigos; saber que estou produzindo e acreditar que estou evoluindo. São essas coisas que me fazem sentir muito bonitona, mesmo estando naquele dia com a pele péssima, e com aquela olheira por não dormir direito há dias...



4 - Do teatro para a música, do samba para o jazz. Como você define seu estilo?

Eu sou caótica. Não tenho método em nada do que faço. Faço o que tenho vontade e minha vontade muda todo dia.
Do teatro para música mudei sem perceber. Continuo atriz, mas acho que a maioria me preferiu cantando do que atuando, pelo menos consegui muito mais trabalhos cantando do que atuando rs.

O jazz é paixão antiga e passei muitos anos pesquisando antes de me atrever a entrar nesse meio. O samba é a minha paixão dentro da música brasileira e acho que sempre vou cantar os dois generos, pois não me vejo longe da música brasileira de jeito nenhum.




5. Coragem de mudar e de se expor, você tem. Se pudesse voltar no tempo, acha que faria alguma escolha diferente?

Várias. Teria ouvido mais meu coração e não teria me submetido a agressões como os anos em que passei estudando direito. Só hoje sei que independente das escolhas que fazemos, das vitórias, dos fracassos, os amigos e a família continuam nos amando, mesmo. E no final, acho que é isso que importa.


6. Qual o casamento dos seus sonhos? E um casamento inesquecivel pra você (pode ser de filme, novela, teatro, amiga, colega)...

Minhas amigas vão rir de mim nessa resposta, pois sempre fui a que dizia que jamais ia se casar porque não suportaria ter alguem ao meu lado todos os dias ou perder minha privacidade. Hoje penso diferente, sei que relacionar comigo não é a coisa mais fácil do mundo, porque tenho a liberdade como uma espécie de fixação (sou sagitariana com lua e ascendente também em sagitário) e casar vai ser um super aprendizado. Só não sei se também vai ser uma boa experiência para quem se casar comigo rsrsrs.

Tudo isso para dizer que há anos já sei qual é o casamento dos meus sonhos e que meu vestido de noiva já está escolhido! rs

Isso porque estou solteira... O casamento dos meus sonhos é super manjado, é o do filme 'Casamento do Meu Melhor Amigo': de dia, num campo gramado com coretos. Lindo! Mas também sou bem capaz de casar em Las Vegas sem avisar à ninguém. E esse também seria um casamento-sonho para mim e muito a minha cara!



6. Uma frase, um filme, uma música que não sai da sua cabeça...

O filme que mais amei na vida foi o 'Encontros e Desencontros' da Sofia Copolla, tenho o dvd, a trilha sonora.., e sei as falas de coeur.

A frase que mais gosto também vem desse filme: "Everybody wants to be found." Não é a mais pura verdade?

E a música que não sai da minha cabeça há anos é a "Eu te amo" do Chico.



Pra quem quiser saber mais da Maíra, e ficou curiosa pra ouvir ela cantando mais...

Twitter: @mairalabanca

Maquiagem: http://nyxmg.blogspot.com/

Textos: http://suntorytime.blogspot.com/

A música: http://www.myspace.com/labancamaira

Site de jazz de que ela é colaboradora: http://www.jazzmanbrasil.com/

3 comentários:

Unknown disse...

Maíra!!! Que mulher linda!!!!
Apaixonei só de te ler, de te ouvir então, morri...
Parabéns, continue sempre seguindo o seu coração que ao londo da vida verás que sempre foi feliz...
Mil beijos da sua sempre amiga!!!!

Paula V. disse...

Adorei essa entrevista!
Corajosa e inspiradora a Maíra, parabéns!
"E daí o que a maioria acha correto? Sou eu quem acorda comigo todo dia, né?" foi a melhor coisa que eu li nos últimos tempos! rs

Beijão

Anônimo disse...

Duas bonitonas espetaculares juntas!!! Que delícia!!!
Má! Muito orgulho de vc sempre! Vc é tudo isso e muito mais, o talento em pessoa! Um presente ter vc do meu lado! Te amo!
Laurinha, saudade da bonitona mais desencalhada deste mundo! Adoro tudo que vc faz!
Bjos!!
Luísa