terça-feira, 7 de outubro de 2008

Sapos ou princípes?

Hoje estou com um enigma Tostines na cabeça. Aliás, faz uns dias que ele me assombra, mas estava sem tempo para redigi-lo como ele merecia ser redigido.

Pra quem não é da minha geração, devo dizer que enigma tostines é um desses enigmas similares ao da galinha e do ovo. Sabe? Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? É que, antigamente (nem tão antigamente, há poucos ans quando eu ainda era criança), fizeram uma propaganda de biscoito que perguntava: Tostines vende mais porque está sempre fresquinho, ou está sempre fresquinho porque vende mais?

Então, o enigma Tostines do dia é: na vida real, o sapo é que vira princípe ou o princípe que vira sapo?
Explico. Frase shakesperiana do dia: O sapo é um sapo, bem sapo, com todas as sapices sapológicas. Ninguém quer, em tese. Porém, todo sapo merece um crédito. Ele é super sincero, espontâno e transparente. O sapo mostra logo a que veio. Arrota, come mosquito, dá seus pulinhos para lá e para cá, coaxa a noite e gosta bem da sua fêmea. Não vou dizer qual é a fêmea do sapo pra não baixar o nível do texto, mas não é a rã, tá bem?
O problema todo é que a gente não passa a vida inteira esperando o sapo. A gente espera o princípe.
Por mais que exista a lenda de que, nos contos de fadas, o sapo vira princípe, eu não conheço nenhuma historinha em que isso aconteça. Não é com a Cinderela, não é com a Branca de Neve, não é com a Pequena Sereia, nem com a Aurora (Aurora é a Bela Adormecida). Talvez a única que tenha uma versão próxima de sapo seja a Bela (da Bela e a Fera, que, por sinal, é a minha preferida). Só que a Fera é bem mais interessante que um sapo. Com sapo, sapo mesmo, nenhuma.
Então, temos todos os motivos pra sempre sonharmos com os princípes. E sonhamos. Muito.
Só que, na minha experiência pessoal, o que tem de princípe virando sapo por aí, não está no gibi (hoje estou resgatando expressões dos anos 80!)
Voltando às histórias infantis, acho válido notar que quando o princípe só aparece, quando a história acaba. A princesa sofre, sofre, sofre. E é sempre na hora do "e viveram felizes para sempre" que o bendito princípe chega. Será que o sapo estava lá, escondido na folhagem (princesa sempre passeia pelo bosque) o tempo todo?
Entretanto, na vida real, não é bem assim. Pelo contrário, é quando chega o princípe que as coisas começam a piorar.
Sejamos justas. Coitados dos princípes. O moço chega na sua vida (e na sua imaginação) com uma baita responsabilidade. Ele já é perfeito. Só que tem que lutar, todo dia, para manter-se perfeito, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na feiúra e na beleza. E ninguém é tão perfeito assim. Nem eu, nem você, nem Gisele (a top, não a ex-BBB, por favor!). Por outro lado, o princípe se acha perfeito, se sente bem no pedestal que você o colocou, ou seja, pra ele começar a te lançar olhares superiores é um pulo. E de pulo em pulo, ele vira sapo. Pra sempre.
Já o sapo...ah, o sapo já é um poço de imperfeição e só tem como melhorar. O sapo chega e a gente só dá uma olhadinha de descrédito. Ninguém deposita grandes expectativas no sapo, e para ele um beijinho da princesa - que você é - vai fazendo grandes transformações, dignas da abobóra-carruagem. Todo sapo que acha uma donzela disposta a investir nele começa a mostrar o seu melhor, a mudar um pouco o jeito, a ceder em algumas coisas (principalmente em coisas de higiene pessoal).
Outra coisa boa do sapo é que ele é bem menos assediado, você é única pra ele: princesa, como você, de fato, é.
Na verdade, acho que tenho um quê de sapo-fêmea.
Acredito, espero e sonho que o amor vá me transformando em princesa. Aos poucos...
PS: Pra terminar esse post, a notícia que o inspirou. A nova moda das noivas é, em vez do tradicional buquê, jogar sapos de pelúcia pras amigas. Já estou sonhando com o meu. Juro: http://www.lavemanoiva.com/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=192&Itemid=75

Um comentário:

Rafaela Porcaro disse...

Acho que foi pq pregaram tanto o modelo principe e princesa (na nossa infância), que agora a onda é o modelo Shek, para que nós princesas, nos transformemos em Fiona, e quem sabe conseguimos viver felizes para sempre! kkk