quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Teoria dos problemas líquidos

Se seus problemas fossem coisas, qual seria o estado físico deles? Sólidos, líquidos ou gasosos?



Um dia fiquei pensando sobre isso e cheguei à conclusão de que existem problemas nos três estados físicos. Foi uma descoberta muito útil na minha vida.


Em geral, todo problema nasce líquido.



É como um copo de água derramado na sua vida, ou, dependendo do tamanho do problema, um tsunami surgindo, sem que você possa segurar. Por mais que você passe um pano, a superfície atingida pelo problema fica úmida, demora um pouco pra secar. Se você não cuida dele, o problema vai escorrendo, do lugar do derramamento inicial para outras partes da vida, inundando seus pensamentos. Péssimo.


Diante do problema líquido, são duas as alternativas. Esquentar, ou esfriar a cabeça.


Se você opta por esquentar a cabeça, o que era líquido fica gasoso, e você vai achar que o problema sumiu. Só que, na verdade, ele apensa se tornou gasoso e devo advertir que o problema gasoso é o pior dos problemas, porque além de não acabar, passa a se alastrar de forma incontrolável, entrar em lugares imprevisíveis. E tudo fica mais complicado. Além disso, o problema gasoso pode feder sem que você possa fazer nada a respeito, pode aparecer no meio de um pensamento a qualquer hora do dia ou da noite, inesperado. Pode contaminar várias áreas da sua vida, sem mencionar o risco de, espontaneamente, condensar e voltar a chover em cima da sua cabeça.


Porém, se você esfria a cabeça, o problema líquido fica sólido. Congela. Fica fácil de ser localizado. Com o problema sólido, você tem tempo de analisar a situação de vários ângulos, perceber se algumas gotas respingaram onde não deviam, visualizar o contexto completo e, então, decidir o que fazer. Você pode achar cacos do problema que tinham se esvaído. Pode colar as peças. Pode guardar o problema por um tempo, entregar a outra pessoa, lidar com ele de forma muito mais prática e, por que não dizer, sábia.



Por isso, a regra é clara: sempre que tiver um problema, faça-o sólido, antes de qualquer coisa.

Um comentário:

Anônimo disse...

O grande problema do problema (esquisito demais, mas acho que dá pra entender) é quando ele já tá "gaseificado" de vez. Aí não tem como reverter. Bom, sempre fui péssima nessa matéria mesmo...